domingo, 9 de agosto de 2015

Sobre a nutricionista - Meu ponto de vista

Já faz bastante tempo que quero escrever esse post, mas estava com problemas na internet e não conseguia de jeito nenhum, mas enfim, tudo resolvido e cá estou eu para fazê-lo. Esse post é para falar dos comentários que recebi no post em que falo da minha primeira consulta com a nutricionista, acredito que eu tenha me expressado errado em alguns pontos, mas também fiquei intrigada, não sei se eu que realmente não entendo nada de consulta com nutricionista ou se as pessoas se acostumaram em receber um serviço ruim.
E eu fui pesquisar sobre relatos de pessoas que foram ao nutricionista para ver como elas relatavam a consulta, li relatos de uns cinco blogs, e nenhuma delas foi tão "mecânico" quanto o meu. No post eu disse "Não me deu muita atenção quando eu tentei contar o meu histórico pessoal que me fizeram chegar ao sobrepeso, a questão da minha alimentação e tudo mais.", acredito que eu tenha gerado um conflito de interpretações ai, mas em nenhum momento eu estava falando de questões emocionais, aliás, não converso sobre questões emocionais nem com os meus amigos, imagina com a nutricionista que esta ali para avaliar meu corpo e alimentação e não o meu psicológico, se fosse para isso eu iria a um psicólogo ou terapeuta, mas ok, o que eu escrevi da margem para pensarem que fui choramingar para a nutricionista, mas não fui. Estava me referindo a alimentação mesmo, ao que eu sempre comia no meu dia-a-dia e ao que eu estou comendo agora. Apenas.
Nos comentários também li que para o nutricionista avaliar cada paciente, cada caso, é complicado e como ele sabe o que precisamos comer e as quantidades para emagrecer e quem avalia o histórico emocional é um terapeuta. Bom, deixando de lado a história do "lado emocional" que acredito ser pelo modo como me expressei, vamos para o princípio de que - É complicado para o nutricionista avaliar cada caso" - Bom... O que dizer sobre isso? Concordo sim que deve ser bem complicado, porém, essa é a função do nutricionista, não é? Avaliar o paciente e o caso dele. Se você for a um cardiologista, neurologista, ortopedista, seja qual for o médico, você vai querer que ele te examine superficialmente, te dê o mesmo tratamento que da para os outros pacientes só porque é difícil avaliar cada caso? Não, né? Você vai querer que ele te examine, passe exames para saber o que você tem e trate de você de acordo com as suas necessidades. É  mesma coisa com o nutricionista! Não é porque eu quero emagrecer que eu tenho que seguir a mesma dieta de fulaninha. Não!!!! Cada um é cada um. Cada organismo funciona de um jeito, cada um tem uma rotina alimentar diferente. Sempre fui contra nutricionista que dá o mesmo papel pronto para todos os pacientes, sempre vi isso mais como desinteresse do profissional do que qualquer outra coisa.
Também recebi comentários dizendo que o fato da nutricionista não me ouvir não significava que ela não sabia o que deveria saber, como se eu estivesse duvidando da capacidade profissional da nutricionista, e esse comentário foi de achismo porque em momento algum eu disse que a nutricionista não sabia o que ela deveria saber, e o comentário dizia assim também "Tenho certeza que ela tem competencia para prescrever dietas e que ela seja sim muito eficaz" e eu concordo com isso, porém a nutricionista não prescreveu nenhuma dieta PARA MIM, ela me deu uma receita pronta.
Enfim, essa é a minha opinião em relação a minha experiência na nutricionista e obviamente não estou generalizando, dizendo que todos os profissionais são assim, porém também não sou obrigada a aceitar um atendimento ruim só porque "é complicado mesmo uma nutricionista ter que analisar cada caso", afinal de contas o profissional estudou para isso. Era só isso mesmo que eu queria falar em relação a minha experiência, eu não fiquei satisfeita com o atendimento, se outras pessoas estão satisfeitas com esse tipo de atendimento, ok! Cada um com a sua opinião e gosto.

5 comentários:

  1. Oiii C. Eu concordo plenamente sobre o que escreveste.
    Saber receitar uma uma dieta qualquer Nutri consegue...quero ver é fazer a "diferença" no tratamento de alguém?

    Acredito fielmente que hoje em dia com a demanda do mercado, a fidelização e o sucesso do processo vem quase que 90% da empatia entre cliente e profissional. (seja a área que for).

    O Emagrecimento vem muito do emocional SIMMMMMMMMM, E UMA BOA NUTRI DEVE PRESTAR ATENÇÃO NOS GATILHOS QUE FAZ COMER...E QUAL ALIMENTO ETC.....

    Claro C, que na primeira consulta não vai ir tão fundo, mas é necessário essa cumplicidade de querer realmente te escutar e prestar um serviço de qualidade.


    Te apoio. 100%

    Uma dica...neste mundo de blog, temos várias opiniões ....fique somente com o que vc acha que acrescente à você. O Restante é apenas opiniões.

    Mil bjs e adoreiiiiiii seu post, vou ler mais com tempo seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Então, eu também acredito nisso, que tem que haver uma sintonia entre o profissional e o paciente, mas o que eu quero não é especificamente isso, sabe? Só queria um atendimento realmente bom. Ela não precisa ser minha mais nova amiga, apenas ser uma boa profissional e eu ficarei satisfeita. Li relatos das outras pessoas sobre a ida ao nutricionista, e nossa, totalmente diferente do que aconteceu comigo, a nutricionista leva em consideração a rotina da pessoa, os hábitos e tudo mais. Não é simplesmente chegar lá e dizer "Coma essas porções nessas horas e pronto", quem esta nesse processo de tentar emagrecer a muito tempo sabe que não funciona assim, as mudanças não ocorrem do nada, você não dorme e acorda no outro dia fazendo dieta e segue ela pra sempre, você tem altos e baixos e eu me conheço e sei que mudar "do nada" é perder tempo para mim, porque já tentei fazer isso e não deu certo. São esses tipos de coisa que na minha opinião ela deveria ter ouvido para ver qual a melhor rotina alimentar pra mim. Não apenas me dar um papel que ela da a todos os pacientes dela.
    Sei que cada um tem uma opinião, e deixo os comentários abertos justamente para isso, afinal de contas é para isso que serve o blog, um apoiando o outro e dando opiniões iguais ou não, isso não é o problema, eu fiquei incomodada com o fato de a pessoa dizer que eu tenho que aceitar um serviço ruim apenas porque é difícil avaliar cada caso. Nossa... Se fosse assim nenhum profissional executaria a sua tarefa corretamente, não é mesmo?
    Que bom que gostou! Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu já fui em duas apenas, mas as duas cada uma com seu padrão, fizeram questão de conversar sobre meu histórico ou o que eu esperava daquele atendimento, as consultas foram no mínimo de 1 hora. Apenas na segunda nutri, ela não fez todas as medições, foi apenas altura e peso, mas foi super atenciosa e tentou entender minha rotina e histórico alimentar, deu um plano alimentar básico que mudaria na segunda consulta, onde eu iria expor o que senti mais dificuldade e tal. Eu amei o plano alimentar da primeira nutri, ainda uso sugestões do plano que me passou, ela ainda me deu uma planilha para montar lanches saudáveis, sopas, e uma receitinha com alimentos para o período da tpm, pena que ela não atende mais no meu plano médico :( .... Acho que vc não foi atendida corretamente, e mesmo que não seja seu terapeuta, o mínimo é ouvir e tentar agregar informações para montagem do plano alimentar. Mas fique tranquila, busque outro profissional, e busque tbm informações sobre nutrição e alimentos na internet e livros, me ajudou bastante na época. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que não fui atendida corretamente. Não queria falar do lado emocional da comida, queria falar da minha alimentação mesmo, que é a parte que ela deveria se interessar, porém... Vou buscar outro profissional sim, mas por enquanto vou continuar seguindo o que eu acho certo para mim. Sem ajuda de um profissional, eu sei que isso não é o mais correto, porém nunca fiz nenhuma loucura em relação a dieta, e não será agora que vou começar. Obrigada! Que bom que você deu sorte com as duas nutricionistas, não é? Por mais profissionais assim. Bjs.

      Excluir
  4. Olha, pra ter um atendimento assim é mais fácil e barato comprar a primeira revista de dieta que eu vir pra vender em uma banca de revista.

    A primeira consulta com minha nutri leva DUAS horas, sendo que a primeira hora é só pra ela conhecer você e seus gostos, hábitos, rotina e só na na segunda parte ela segue com a consulta propriamente dita, com medições, o plano alimentar individualizado, com ela explicando porque aquele alimento vai ser bom naquela refeição e de acordo com tudo o que você disse na primeira parte. Também pede uma bateria de exames. Retorno a cada três meses e além das medições ela me pergunta como está o sono, se sinto fome em determinado horário, se estou fazendo atividade física, como eu estou me sentindo, o que eu poderia fazer pra complementar, se estou indo ao banheiro direito... e sempre atualizamos o plano alimentar.

    Lógico que acaba saindo meio (que completamente) caro, mas vale cada centavo. Minha irmã teve duas experiências ruins antes de encontrar ela, mas depois não largou mais. Em seguida eu e minha mãe viramos pacientes também e lá se vão mais de três anos com ela. Então não desanima, continua com sua RA (mas não deixe de manter os exames em dia de qualquer forma) e quando se sentir pronta, procure outro profissional porque existe sim o outro lado da moeda. E existe também uma linha mais comportamental da nutrição, que trabalha não apenas com seu histórico mas toda a sua relação com a comida... quem diz que não tem nada a ver está muito mal informado(a).


    :* e boa sorte

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Design e Código: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal